O mau uso das redes sociais e o novo mercado de trabalho.

22 jul

Você já deve ter percebido que o uso da Internet, principalmente, o das redes sociais virou febre. Agora todo mundo quer estar na WEB, e as empresas também estão nessa onda cibernética.

O uso das redes sociais por empresas e profissionais autônomos não é uma novidade, pois, antes mesmo do Facebook chegar ao Brasil, muitas comunidades no Orkut foram criadas com este intuito. Mas com a vinda do Facebook e suas páginas específicas para empresas, além de outras redes como Linkedin, a divulgação de empresas na web se tornou quase que obrigatória.

Mas não basta sair criando várias redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin, Slideshare, entre outros, e simplesmente deixá-las a deriva. Já vi redes sociais de empresas, e não eram de marcas pequenas, com baixo índice de atualizações e sem interação nenhuma com os usuários. Cheguei a achar, uma vez ,um Twitter de uma marca conhecida que tinha alguns seguidores, mas não seguia ninguém! É difícil de acreditar nisso.

Esse boom das mídias sociais também gerou novos ramos de trabalho, e isto é muito bom. Gerente de Marketing Digital, Analista de Marketing Digital, Analista de links patrocinados, Estagiário de mídias sociais e por aí vai. Mas, infelizmente, muitos empresários não dão o devido valor ao Marketing Digital, acham que qualquer um pode fazer e muitas agências contratam funcionários com salários baixos, mas exigindo que a pessoa faça tudo ao mesmo tempo. Acredito que quem faz um pouco de tudo, e não se especializa em nada, não sabe nada. Mas este não é o conceito do mercado atual, pois a ideia é que o grande profissional é aquele que faz mil coisas ao mesmo. Mas será que isso gera resultado mesmo?

Neste post, abordei, de forma geral, o mau uso das redes sociais e algumas dificuldades do mercado de trabalho na área digital. Nos próximos posts, darei algumas dicas a respeito do uso de algumas redes socias, tanto para usuários quanto para empresas.

*Quando escrevi este artigo foi para o blog Midiatismo o qual faço parte do quadro de autores. Link do artigo no Midiatismo: http://migre.me/5jSPl

About these ads

2 Respostas para “O mau uso das redes sociais e o novo mercado de trabalho.”

  1. labasoche julho 22, 2011 às 12:18 pm #

    Ola Natalia!
    Tudo bem?
    Acho que você tem razão de pensar nisso das rede sociais…
    Você feite uma boa analisa da situação. Parabens.
    Bom fim de semana pra você.
    Abraço.
    François-Mary,
    jornaliste do lepetitjornal.com de São Paulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 534 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: